Dia do Hipnólogo

25 de setembro
Todo ano no 25º dia de Setembro
, Brasil
Dia do Hipnólogo
25 de setembro, 2019
Todo ano no 25º dia de Setembro

Dia do Hipnólogo

, Brasil

Sobre


25 de setembro é o Dia do Hipnólogo. São muitos os profissionais da saúde que utilizam essa técnica científica de abordagem do inconsciente. E a exercem, sobretudo, pela hipnose clínica, com objetivos terapêuticos de reprogramarem situações traumáticas como neuroses, fobias, pânico, depressão, autoestima baixa etc. Além de estimularem a memória, a aprendizagem e outras carências humanas.



No Ceará, um grupo de hipnólogos reúne-se, periodicamente, para compartilhar experiências, estudar este fenômeno da mente em suas diversas modalidades (clássica, ericksoniana, condicionativa) e estruturar a fundada Sociedade de Hipnólogos do Ceará (SHC).

Não é novidade lembrar que a hipnose é aceita e rejeitada. Há mitos e verdades sobre a hipnose. E percebemos que pessoas a criticam por pura desinformação científica dos poderes da mente inconsciente, e, sobretudo desconhecem o poder curativo das sugestões expressas quando alguém está em estado alterado de consciência, que é o hipnótico. Basta lembrar o efeito placebo, cientificamente reconhecido.

A área da saúde reconhece que muitas doenças são psicossomáticas, originadas por mentes emocionalmente doentias. E acredita que traumas inconscientes profundos, como “vazios de amor”, “feridas na alma”, ressentimentos, mágoas, culpas e perdas, podem afetar o corpo, principalmente os órgãos vitais, levando pessoas à morte. São situações que raramente remédios resolvem. No entanto, a hipnose, com sugestões terapêuticas, somadas a imaginações e visualizações (por onde o inconsciente age), pode ser uma excelente ferramenta de ajuda para superar e até curar estes e tantos outros males humanos.

Hipnose acontece no nosso dia a dia. Exemplo: muitas experiências vivenciadas nas igrejas, em grupos de orações, em espaços espíritas e outros (como rádio e TV), aonde as pessoas vão ou escutam as pregações com a confiança de que ficarão curadas, elas acolhem aquelas palavras com emoção, crença e fé, e terminam conquistando a cura ou a graça desejada. A fé cura! Outro exemplo: o menino cai, chora, a mãe aproxima-se, passa a mão no lugar da dor, e ainda assopra dizendo: “A dor sumiu, filhinho”. No mesmo instante, a criança sai sorrindo sem dor. Isso é hipnose! Hipnose é uma sugestão acolhida e executada pela mente inconsciente.

Aos hipnólogos, nossos parabéns!

Localização

, Brasil