Dia da Marinha do Brasil

11 de junho
Todo ano no 11º dia de Junho
Dia da Marinha do Brasil
11 de junho, 2014
Todo ano no 11º dia de Junho

Dia da Marinha do Brasil

Sobre


Escolhido para homenagear a Marinha do Brasil, o dia 11 de junho é a data da vitória da marinha brasileira na batalha naval do Riachuelo, em 1865, às margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina.

Esta é considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai (1864-1870). Tratou-se de uma vitória decisiva das forças brasileiras sobre o oponente paraguaio, resultando não apenas na destruição do adversário, mas, principalmente, assegurando a supremacia da marinha brasileira durante o restante do conflito através de um embate clássico entre as duas forças navais.

Marinha Brasileira

A marinha é de extrema importância para o país, que tem uma fronteira marítima com mais de 8.500 km – cerca de quatro mil milhas. Temos 16 portos principais e 4 grandes terminais, por onde circulam mais de 26 mil navios ao ano.

Três quartos da carga transportada pelos navios em nosso território é referente ao comércio exterior. Por outro lado, 95% de todo o comércio exterior do Brasil passa, em algum momento, por linhas de comunicações marítimas.