Dia do Cantor

27 de setembro
Todo ano no 27º dia de Setembro
Dia do Cantor
27 de setembro, 2014
Todo ano no 27º dia de Setembro

Dia do Cantor

Sobre


Por não ter um dia determinado por lei, o cantor comemora o seu dia não só em 27 de setembro, como também em 13 de julho. Ter duas datas por ano para celebrar esse artista é mais do que merecido. O cantor ou vocalista usa sua bela voz como instrumento que leva aos nossos ouvidos e corações a parte vocal da música, arte que desperta nas pessoas as mais variadas emoções. São lembranças de grandes momentos em nossas vidas, pessoas e lugares que gostaríamos de visitar ou ver mais uma vez. Enfim, são significados que variam para cada pessoa que escuta a mensagem que ele está passando. Em outras palavras, o cantor é quem coloca na música a sua própria emoção, cada intérprete transmite a melodia de uma forma diferente, gerando diferentes reações na plateia.

Um cantor ou uma cantora pode levar seus fãs ao delírio. Pode mexer tanto com os sentimentos de uma pessoa, que ao virar um ídolo de multidões pode provocar uma verdadeira histeria coletiva em seus fiéis seguidores.

Apesar de parecer um “conto de fadas", é importante salientar que esta é uma profissão que exige, além de um talento natural, muito estudo, ensaio, preparação vocal, muita disciplina, cuidados com a saúde e a sua imagem, entre outros.

Antes da pirataria digital se alastrar em todo o mundo, era possível um artista musical sonhar em vender milhões de cópias de seu disco. O cantor e compositor Roberto Carlos, por exemplo, é o campeão de vendas nacional com mais de 100 milhões de discos vendidos, seguido por Nélson Gonçalves, mais de 60 milhões; Rita Lee, mais de 55 milhões; Chitãozinho e Xororó, mais de 35 milhões, e Xuxa, mais de 30 milhões. Atualmente, números como esses são considerados utopia.

Uma das formas mais eficientes nos dias de hoje de alcançar a fama na carreira de cantor é utilizar-se das mídias online. O YouTube e o MySpace surgem como ferramentas para ajudar nesse processo. Artistas como Justin Bieber, Lily Allen, Restart, Sthephany, Luan Santana, Mallu Magalhães, dentre outros, tentaram a sorte pelo site ao disponibilizarem vídeos de suas performances, obtendo sucesso quase instantâneo.

Portanto, devemos parabenizar todos os cantores, profissionais ou amadores, por essas datas que celebram aqueles que de alguma forma fazem parte de nossas vidas.