Treinador, uma ilha perdida.


        O atual momento do futebol brasileiro é de questionamentos e não seria diferente no quesito formação dos nossos treinadores. Hoje, perante a lei, qualquer pessoa pode comandar uma equipe de futebol amadora ou profissional. Não existe legislação vigente que solicite algum tipo de documento comprobatório de capacitação para tal função. Sindicatos de Treinadores, Associações do mesmo, Conselho Federal de Educação Física e Confederação Brasileira de Futebol estão brigando entre si, para pegar o controle dessa função. Ao invés de unir forças, cada um tenta puxar a brasa para o seu lado e desse jeito ficamos no limbo.

        A CBF parece começar a tomar conta desse mercado, pois a sua chancela já é solicitada para trabalhar em toda a América, Ásia e alguns países pelo mundo afora. Mesmo que não seja obrigatório por lei, para se trabalhar no exterior estão valorizando bastante essa credencial.

        Já que ainda não temos a oficialização de um curso obrigatório para treinador no Brasil, infelizmente o jeito é fazer todos os possíveis, mesmo alguns não tendo a mínima qualidade. Além desses, deve-se buscar conhecimento por conta própria em sites, livros e vivências. O conhecimento está disponível das mais variadas formas, bastando um pouco de boa vontade para adquiri-lo. Deixo bem claro que não sou defensor de que somente um grande embasamento teórico forme um bom profissional, pois acredito que a teoria tem que andar lado a lado com a prática, a experiência advinda do campo e vestiário. 

        Finalizo essa coluna manifestando a minha insatisfação com o descrito acima. Gostaria que fossemos como na Europa ou mesmo na Argentina, onde somente podem atuar profissionais que estejam com os cursos da UEFA e ATFA em dia e compatíveis com a categoria que atuam. Um dia chegaremos lá!

Forte abraço a todos,

Prof. Rodrigo Ferrari
Graduado em Educação Física
Pós Graduado em Futebol e Futsal
Treinador Chancela B/CBF
Treinador Profissional Chancela STPERS

 

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

25 abr 2017


Por Rodrigo Ferrari
Anuncie