Falando em princípios de forma simples.


            Continuando na vertente de desmistificar termos bastante utilizados no treinamento moderno, resolvi traduzir para uma forma mais simples de entender o que são os princípios, sub princípios e sub (sub) princípios das fases do jogo.  Cada momento do jogo (organizações ofensivas e defensivas, transições ofensivas e defensivas e bola parada) é formado por ações coletivas gerais, setoriais / grupais e individuais.

Sendo bem sucinto, podemos fazer a seguinte comparação:

 

 

                Conforme a figura acima mostra, podemos dizer que os princípios são as ações coletivas gerais da equipe. Exemplificando na fase da organização defensiva, podemos citar uma marcação zonal bloco médio como um princípio.

           Os sub princípios são ações de um setor, inter setorial ou de um determinado grupo. Cito como exemplo na organização defensiva a correlação das linhas e a formação de triângulos de marcação, os quais em seu coletivo formarão o princípio da marcação zonal bloco médio.

           Finalmente e não menos importante, explico os sub (sub) princípios, que na mesma fase de organização defensiva nada mais são que as ações individuais que os atletas tomarão para formar as linhas de marcação zonais e os triângulos de marcação.               A figura acima nos mostra que o conjunto de ações individuais forma as ações setoriais e que essas ações grupais formam em conjunto as ações coletivas de toda equipe. Entendendo essa questão, cabe ao comandante encaixar em seus trabalhos uma forma de desenvolver todas essas ações em cada fase do jogo. O bom trabalho deve ter ações individuais, grupais e gerais na organização defensiva, na transição ofensiva, na organização ofensiva, na transição defensiva e na bola parada.

          Após receberem essa informação, finalizo essa coluna perguntando aos amigos leitores: Será que realmente qualquer pessoa está apta a ser treinador?

Forte abraço a todos!

Prof. Rodrigo Ferrari
Graduado em Educação Física
Pós Graduado em Futebol e Futsal
Treinador Chancela B/CBF
Treinador Profissional Chancela STPERS

 


 

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

10 abr 2017


Por Rodrigo Ferrari
Anuncie