Análise de Desempenho no Futebol


        A análise de desempenho no futebol vem crescendo muito fazendo com que até os clubes menores contratem analistas ou organizem setores de análise. Hoje já é quase inconcebível que um clube profissional que almeje resultados mais significativos não se utilize dessa valorosa ferramenta.

        A função do analista de desempenho até pouco tempo atrás era realizada pelo auxiliar técnico, porém, o foco era muito maior nos números técnicos do jogo do que na leitura tática. A maioria das análises eram quantitativas e focadas nos números de passes certos, errados, chutes, cruzamentos e desarmes. Não existiam softwares e esse “scout” era registrado em uma planilha de Excel impressa.

        Hoje essa área se desenvolveu muito, profissionais estão se capacitando para a função e a abrangência na capacitação de dados aumentou bastante. O que antes eram somente números técnicos, hoje se transformou em um gigante aporte de dados técnicos, táticos, cognitivos e até físicos. O processo iniciou-se de forma quantitativa e hoje se somou a parte qualitativa, ou seja, quantidade e qualidade das ações. No lugar dos auxiliares técnicos vieram os analistas de desempenho, profissionais preparados para ter uma leitura rápida completa e que conseguem através de seus modernos softwares repassarem informações preciosas ao treinador de forma quase instantânea. Basta um clicar para que informações, incluindo imagens, sejam arquivadas em frações de segundos. A leitura tática, o entendimento do jogo e do modelo de jogo são estudados com profundidade pelos analistas afim de que dissertem eficazmente as ações concebidas em uma partida.

        Os clubes que mantém em seus quadros funcionais os profissionais da análise de desempenho, além de contar com esse aliado para os jogos e treinos, utilizam-no para manterem-se atualizados sobre o mercado de jogadores, pois através de um banco de dados pode-se contratar peças com maior precisão para compor o elenco.

        Findo essa coluna crente de que essa figura de extrema importância no futebol moderno será cada vez mais valorizada e para tal tentei mostrar aos queridos leitores as funções básicas de um analista de desempenho. Espero que tenham gostado.

        Forte abraço a todos!

Prof. Rodrigo Ferrari
Graduado em Educação Física
Pós Graduado em Futebol e Futsal
Treinador Chancela B/CBF
Treinador Profissional Chancela STPERS

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

02 mai 2017


Por Rodrigo Ferrari
Anuncie